Info
Content

Saiba Mais+: Domínios, Zona DNS, Registros DNS e SSL

Aprenda neste tutorial informações essências para gerenciar seus domínios através do Gerenciador de DNS da Builderall. Entenda primeiramente o que são domínios e a sua importância; o que é uma zona DNS e como ela funciona para direcionar o tráfego do domínio eficientemente. Explore os diferentes tipos de registros DNS, como A, CNAME e MX, e saiba como configurá-los corretamente. Além disso, aprofunde-se na área de segurança online com o protocolo SSL, compreendendo sua importância na criptografia dos dados e na construção da confiança dos visitantes do seu site.



Domínios e Subdomínios


Um domínio, no contexto da Internet, refere-se ao nome único de identificação de um site na web. Ele é parte principal de um endereço na web, conhecido como URL e é utilizado para localizar e acessar recursos na Internet. Exemplo: “builderall.com

Porém, a importância de um domínio não está apenas no registro da sua marca na web, como também em fornecer uma identidade única e memorável para um site, principalmente, para os diferentes usuários da internet, possibilitando que encontrem facilmente seu site e contribuindo com a reputação online de uma empresa, organização ou indivíduo. Além disso, um bom domínio pode influenciar a visibilidade nos mecanismos de busca e impactar o tráfego do site.

Atenção! Ao conectar um domínio, é crucial entender a diferença entre a URL e o domínio em si. Por exemplo, na URL "https://www.exemplo.com/pagina", apenas a parte "exemplo.com" é o domínio. Então, quando for conectar um novo domínio preste atenção para inserir apenas o nome do domínio, evitando erros de conexão e publicação do website.



Um subdomínio, por outro lado, é um domínio que faz parte de um domínio principal. Ele está localizado à esquerda do domínio principal, sendo separado por um ponto. Por exemplo, em “blog.builderall.com”, “blog” é o subdomínio de “builderall.com”. Os subdomínios são frequentemente usados para organizar e diferenciar diferentes seções de um site, como blogs, lojas online, áreas de suporte, entre outros. E apesar de terem seus próprios conteúdos, continuam associados ao domínio principal.

Qual a diferença de subdomínios e redirecionamentos de domínios?
Subdomínios são utilizados para criar seções distintas dentro de um site principal ou para estabelecer sites independentes relacionados ao domínio principal, enquanto redirecionamentos são empregados para direcionar o tráfego de um URL específico para outro, seja dentro do mesmo site ou para um site diferente. Enquanto os subdomínios são configurados através do gerenciador de DNS do provedor de hospedagem ou registrador de domínio, os redirecionamentos podem ser implementados utilizando diferentes tipos de instruções, como redirecionamentos 301 (permanentemente) ou 302 (temporariamente), conforme a necessidade.

Acesse e saiba como configurar um redirecionamento através do nosso Construtor de Sites. 



E como registrar um domínio e um subdomínio?

Para conectar um domínio a qualquer serviço online, é preciso primeiramente registrá-lo na web. E aqui na Builderall, você pode registrar novos domínios de forma fácil e rápida. Clique Aqui e Saiba mais!

Já para conectar um subdomínio, não é necessário comprá-lo separadamente. Você pode simplesmente criar o subdomínio e conectá-lo ao seu site sem custo adicional. Depois de criado, basta registrar o apontamento no gerenciador de DNS (IP ou CNAME) para direcionar o subdomínio ao local desejado.



Zona de DNS


Ao registrar e ativar um novo domínio, ele se conecta a algo chamado Zona de DNS. O DNS, também conhecido como, Sistema de Nomes de Domínio, é o sistema responsável por atribuir nomes a serviços de rede e computadores, simplificando, o DNS é como um catálogo gigante que converte números complicados em nomes fáceis de lembrar.

A Zona de DNS é uma parte desse catálogo gerenciada por uma pessoa ou organização específica. Dentro dessa zona, existem várias “entradas de DNS” que determinam o que o seu domínio faz. Por exemplo, elas dizem onde seu site está hospedado, onde seus e-mails são enviados, e até mesmo ajudam a organizar outras partes do seu domínio, como subdomínios. Alterar essas entradas de DNS afeta diretamente como o seu domínio funciona para e na internet.

A Zona de DNS é o espaço administrativo que permite o controle parcial dos componentes do DNS, na Builderall, essa zona está localizada na ferramenta "Gerenciador de DNS".



Principais tipos de Entrada de DNS

Tipo NS - Name Server


O registro de Servidor de Nome (NS) é como você diz ao Sistema de Nomes de Domínio (DNS) quais servidores estão responsáveis por armazenar e comunicar as informações do seu domínio. Quando você aponta o NS do seu domínio para a Builderall, você pode facilmente ajustar as configurações de DNS usando nossa ferramenta de Gerenciador de DNS. Isso significa que o DNS reconhece oficialmente que a Builderall é a plataforma responsável pelo seu domínio e suas configurações.

Se for detectado que os Name Servers não apontam para os servidores da Builderall, é exibida a opção “Mais Informação”, clique para obter informações sobre como proceder para apontar seu domínio para o NS da Builderall (imagem abaixo).

dns-5-(1).png



Tipo A - Endereço IP

O registro do tipo A, também chamado de Endereço (Address), conecta o seu domínio a um endereço IP físico do servidor onde o seu site está hospedado. Ele é como um endereço que direciona os servidores de DNS para o local exato do seu site na internet, mantendo-o online. Por esse motivo, cada domínio tem apenas um registro A, porque não é possível hospedar o mesmo site em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Ao criar um site utilizando o Construtor de Dites da Builderall e conectar um domínio, o sistema automaticamente associa um endereço IP a esse mesmo domínio por meio do registro A. Ao configurar o DNS para apontar para a Builderall, esse apontamento é redirecionado automaticamente. Portanto, quando alguém digitar "seudomínio.com" em qualquer navegador, o DNS direciona para o endereço IP associado ao domínio na Builderall, permitindo que o site seja acessado. Esse redirecionamento automático garante que o site seja hospedado e acessado corretamente através da Builderall.

Além disso, se você hospeda seu o domínio fora da Builderall, ainda é possível apontar apenas o endereço IP para o nosso Construtor de Sites na plataforma externa utilizada por você para hospedagem do domínio. Dessa forma, o DNS redirecionará para o endereço IP associado ao domínio na Builderall quando qualquer usuário buscar seu domínio em um gerenciador de pesquisa, permitindo que o site seja hospedado e acessado na Builderall, mesmo que o domínio esteja registrado e gerenciado externamente.

Ao utilizar a entrada tipo A, sempre a associe o domínio a um endereço de IP (IPv4). 



Tipo AAAA


O registro DNS do tipo AAAA possuí a mesma função do registro tipo A, sendo assim, permite que os servidores de DNS identifiquem e localizem um site e o mantêm online. Porém, ao invés de combinar o nome do domínio a um endereço de IPv4, esse tipo de registro vincula a um endereço de IPv6.

O IPv6 é a última versão do Protocolo de Internet (IP) e o principal motivo para a sua implementação é a necessidade de mais endereços IP, visto que, a disponibilidade de endereços livres IPv4 chegou ao limite devido ao crescimento de usuários na internet. Esse novo tipo de endereço oferece exponencialmente mais permutações, o que significa que há muito mais endereços IP possíveis disponíveis. Isso resolve o problema da escassez de endereços e garante que haja espaço suficiente para a expansão contínua da internet e seus usuários.

Ao utilizar a entrada tipo AAAA sempre a associe o domínio a um endereço IPv6.
(Exemplo: 2001: db8:3333:4444:5555:6666:7777:8888)

Para realizar esse tipo de apontamento, entre em contato com o nosso suporte técnico solicitando as entradas AAAA.  



Tipo TXT - TeXT


O registro TXT, abreviação para registro de TeXTo é uma parte do sistema de DNS que fornece informações textuais para fontes fora do seu domínio. Esse texto pode ser lido por humanos ou por máquinas e é usado para associar uma cadeia de texto a um host ou outro nome. Seu valor deve sempre estar entre aspas duplas (“valor”).

O registro TXT pode ser utilizado para informações externas de: Verificar a titularidade do domínio, realizar a verificação do SSL e criar políticas de remetente de e-mails, como registros SPF e políticas DMARC.



Tipo CNAME - Canonical Name


O registro de nom
e canônico ou CNAME é utilizado para substituir o apontamento A e vincula um nome (normalmente um subdomínio) a outro nome de domínio verdadeiro, ou canônico. Por exemplo, o domínio exemplo.com é o domínio canônico (verdadeiro) do subdomínio www.exemplo.com
, que terá como apontamento o registro CNAME. Seu valor é o nome de domínio que termina sempre com “.” (ponto).

Todos os registros CNAME devem apontar para um domínio, nunca para um endereço de IP, esse tipo de apontamento é útil para casos em que você quer apontar vários subdomínios para o mesmo IP - caso você precise alterar o IP, não será necessário alterar um por um, apenas o do domínio principal.



Tipo MX - Mail Exchange


Os registros de troca de e-mail (MX) direcionam os e-mails de um domínio para servidores, associados aos gerenciadores de e-mail, que hospedam as contas do usuário. Este registro permite que os servidores DNS identifiquem o servidor de e-mail que funcionará nesse determinado domínio, ou seja, onde enviar e receber os e-mails daquela pessoa ou empresa. 

Você pode definir vários registros MX para um domínio, ou seja, vários servidores de disparo de e-mails, cada um deles com uma prioridade diferente, s
e não for possível entregar o e-mail usando o registro de prioridade mais alta, o registro de prioridade logo abaixo será usado e assim por diante. Seu valor é composto pela prioridade + um nome de domínio, associado ao gerenciador de e-mail utilizado e termina sempre com “.” (ponto).
Exemplo: 10 - Prioridade
                mail05.l4email.com - Domínio do gerenciador de e-mail da Builderall
                .com. - Ponto ao final do domínio

Atenção! É importante saber que não é possível utilizar apontamentos MX de gerenciadores de e-mail diferentes para um mesmo domínio. Isso significa que você pode configurar vários registros MX para o seu domínio, desde que eles sejam associados aos servidores de disparo do mesmo gerenciador de e-mail. - Por exemplo, não é possível usar o serviço de e-mails da Builderall e do Google Workspace ao mesmo tempo para um único domínio. É necessário escolher um único provedor de e-mail para garantir o funcionamento adequado do serviço.


 
Qual o significado de cada campo de um registro? 

Todo registro DNS exige a configuração de três campos distintos:  

  1. Host: Este campo deve ser preenchido com o endereço proprietário do registro, que geralmente indica o nome de uma máquina em uma rede. Por exemplo, se você está configurando um subdomínio como "www", o host será "www".

  2. Tipo: Indica o tipo do registro que será adicionado. A Builderall permite adicionar os seguintes tipos de apontamento pelo Gerenciador de DNS: A, CNAME, MX e TXT. Escolha o tipo apropriado de acordo com a finalidade do registro.

  3. Valor: É o valor associado ao registro. Esses valores variam de acordo com o tipo do registro que está sendo adicionado. Por exemplo, para um registro A, o valor seria o endereço IP para o qual o domínio ou subdomínio, nesse caso podendo ser um CNAME também, deve apontar. Certifique-se de inserir o valor correto conforme necessário para o tipo de registro escolhido.



SSL

O Secure Sockets Layer (SSL), conhecido como "Camada de Soquete Seguro", é um protocolo que garante segurança nas comunicações entre sistemas cliente/servidor. Ele criptografa as requisições e respostas, tornando difícil a interceptação e manipulação dos dados. Adicionar um certificado SSL ao seu site é essencial para proteger transações online e manter a privacidade e segurança das informações dos seus clientes.

O certificado SSL é gerado automaticamente pela Builderall para o seu site assim que o domínio é conectado. Geralmente, leva até 15 minutos para estar disponível e confirmado no site. No Gerenciador de DNS, você pode acompanhar o status do SSL do seu site, que pode estar ativo, em processo ou inativo. Se estiver em processo, aguarde até 15 minutos para a ativação. Se estiver inativo, é possível ativá-lo através do próprio Gerenciador de DNS, selecionando o ícone do "globo".



Success! Saiba mais sobre cada tipo de apontamento indicado nesse tutorial acessando um treinamento exclusivo preparado pela equipe de Sucesso do Cliente da Builderall para você: Clique aqui e confira!



Autor(a):

Foto-Paula.png
 Paula Bianca
 Sua Success Coach
 Builderall


Avalie a nossa Central de Ajuda, sua opinião é importante para nós! 

Faça seu negócio decolar🚀



No Comments
Back to top